MUSEU DA INCONFIDÊNCIA

Cidade: Ouro Preto/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 30/6/2010
Diário de Motocicleta

O museu é um programa obrigatório para quem for até Ouro Preto/MG. 

Na segunda-feira, nosso primeiro dia de passeios, descobrimos que o Museu abre de terça à domingo das 12h até as 18h... por conta disso acabamos ficando mais um dia na cidade e valeu muito a pena. 

Passando pelas escadarias em busca de um bom ângulo da Praça Tiradentes, encontramos o simpático Paulo André, segurança e responsável pela iluminação e elétrica do Museu. 

Ele só não contou histórias super interessantes sobre Ouro Preto, como também nos acompanhou como guia pelo primeiro andar todo, nos explicando cada uma das peças expostas. 

O Museu já foi Câmara e cadeia originalmente, e em 1937, Getúlio Vargas ordenou que os restos mortais dos Inconfidentes degredados para África, fossem exumados e trazidos para o Brasil e posteriormente sepultados dentro do Museu, onde até então funcionava uma penitenciária. 

Criava-se assim em 1944 o Museu da Inconfidência com mais de 4 mil peças em seu acervo, contando com exemplares de praticamente todas as esferas da vida sócio-cultural mineira dos séculos XVIII e XIX, onde no piso inferior é apresentada a infra-estrutura do desenvolvimento econômico, social e político e no superior a superestrutura da criação artística de Vila Rica com peças religiosas, móveis e os mais diversos artefatos da época. 

Os ingressos custam R$6,00

fotos relacionadas