ARENA DA BAIXADA

Cidade: Curitiba/PR | Categoria: Infos Úteis
Postado em: 29/9/2013
Diário de Motocicleta

 

Com a escolha da cidade de Curitiba para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Joaquim Américo Guimarães, estádio do Clube Atlético Paranaense, mais conhecido como Arena da Baixada, começou sua reforma em 2012 depois de muitas negociações com as desapropriações de prédios e casas ao seu redor, visando a ampliação principalmente das arquibancadas e criação do estacionamento.

Como muitos estádios brasileiros, a Arena da Baixada fica em um bairro residencial, bem próximo ao centro da cidade e impressiona o fato de alguns prédios serem literalmente colados ao estádio...  ele é cercado por residências em toda quadra.


Além da construção do setor de arquibancadas paralelo ao gramado, está prevista a remodelação da cobertura do estádio que tornará a Arena da Baixada o único estádio brasileiro com uma cobertura retrátil - painéis móveis correndo sobre trilhos, que podem ser abertos ou fechados em aproximadamente 15 minutos, com acionamento inclusive durante a realização dos jogos, numa solução para que o espaço se adapte a qualquer tipo de condição climática.

O projeto ainda prevê o aumento da capacidade da Arena dos atuais 28.273 torcedores para aproximadamente de 44.000 torcedores em dias de jogos. Além disso, o clube pretende fazer dele uma arena multiuso, que poderá receber shows para até 60 mil pessoas, colocando assim Curitiba na agenda de shows internacionais e de grande porte, coisa que até os dias de hoje não se realizou por conta de falta de espaço.


Voltando no tempo

A história do estádio do Atlético começou muito antes da sua existência, quando em 1914, Joaquim Américo Guimarães, então presidente do Internacional (clube que originaria o Clube Atlético Paranaense), comandou a construção do estádio Baixada da Água Verde.

O Atlético surgiu dez anos depois, herdou o patrimônio e batizou o estádio com nome do principal responsável por seu surgimento. O antigo estádio sofreu sua última reforma em 1994, sendo feitas novas arquibancadas e de área de cadeiras sociais, as quais foram demolidas junto com o restante três anos depois, em 1997.


Calendário dos jogos 2014

16/06 - segunda-feira às 13h – Grupo F
20/06 - sexta-feira às 19h – Grupo E
23/06 - segunda-feira às 13h – Grupo B
26/06 - quinta-feira às 17h – Grupo H

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto