CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR

Cidade: São João Del Rei/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 12/7/2013
Diário de Motocicleta

A devoção à Nossa Senhora do Pilar está presente em São João del Rey, documentalmente, desde 1704, quando aqui se construiu uma primitiva capela em sua homenagem.

A Igreja que vemos hoje foi construída em 1721 por iniciativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento em substituição a uma antiga capela, incendiada durante a Guerra dos Emboabas.

No início do século XIX, a irmandade decidiu ampliar a igreja, demolindo o frontispício original e reconstruindo-o em estilo neoclássico a partir do desenho feito por Manoel Victor de Jesus.

Esta reforma (1817-1850) foi a mais significativa e que lhe conferiu a aparência atual, incluindo o gradeamento do adro (pátio de igreja) e pintura do forro.

O interior da matriz é belíssimo com talhas abundantes em ouro e pinturas barrocas. Os altares laterais possuem lâmpadas de prata suspensas.

Pode-se também admirar duas famosas telas que lembram Leonardo Da Vinci, importadas de Portugal em 1730, e o sacrário em forma de globo terrestre.

O teto, de autoria de Venâncio José do Espírito Santo, é considerado a maior superfície pintada do barroco mineiro.

Em 1960 a igreja foi elevada à catedral, e em 1965 recebeu o título de basílica, passando a se chamar Igreja Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A igreja é tombada pelo IPHAN desde novembro de 1949.

Aberta diariamente, das 6h às 11h e das 13h30 às 20h. Há cobrança de ingresso de R$ 4,00 (US$1,70). Pode-se aproveitar a visita e participar das missas que acontecem de Segunda a Sábado às 7h, 18h30 e 19h. Domingo às 6h, 7h30, 18h e 19h.

Endereço: Rua Getúlio Vargas, s/nº - Centro (antiga Rua Direita).

fotos relacionadas