IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Cidade: São João Del Rei/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 10/7/2013
Diário de Motocicleta

A igreja de São Francisco de Assis começou a ser construída em 1774 e é um dos mais belos exemplares do período barroco mineiro.

Localizada numa ampla praça em forma de lira, com gigantescas palmeiras imperiais à sua frente, a construção monumental envolve dois grandes nomes da arquetetura da época: Francisco de Lima Cerqueira e Aniceto de Sousa Lopes.

O projeto da portada em pedra-sabão é atribuído à Aleijadinho, mas teria sido modificado e executado por Francisco de Lima Cerqueira.

O interior da Igreja São Francisco de Assis é rico em detalhes barrocos e rococós, como um belíssimo lustre de cristais Baccarat no altar-mor, o segundo existente no mundo.

Nos fundos da Igreja, encontra-se o cemitério onde fica o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves e sua esposa Risoleta. A localização é bem fácil, ao entrar no cemitério mantenha-se à esquerda e procure um túmulo de mármore preto com uma belíssima imagem de São Francisco de Assis feita de barro.


A igreja funciona diariamente das 8h às 17h30. Domingo das 8h às 14h30. Os ingressos custam R$ 3,00. A missa só acontece aos domingos às 9h15.
Endereço: Praça Frei Orlando, s/nº - Centro histórico.

fotos relacionadas