22º DIA - PASSANDO A FRONTEIRA BOLÍVIA/PERU

22º dia de viagem
Cidade: Puno/PE | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 21/8/2011
Diário de Motocicleta

Demos adeus a Copacabana por volta das 9h30 da manhã e seguimos para fronteira da Bolívia e o Peru. 

Ao chegarmos na divisa, paramos em frente a Aduana e pedi informações sobre os procedimentos a um policial que disse que era necessário passar na Aduana primeiro e depois na Migración... na sequência perguntou de onde éramos e quando disse Brasil, logo remendou que precisaríamos passar por ele depois. 

Tudo tranquilo na Aduana, na Migración precisamos tirar uma xerox do “Permisso” mas também não houve problemas... seguimos para Policia de Trânsito onde o policial que me deu informações já nos esperava.
Muito simpático perguntou como foi nossa estada na Bolívia e pediu um agrado, uma contribuição para “la policia”... cada um deu 10 Bolivianos (R$2,50) e fomos para o Peru. 

Do outro lado da fronteira encontramos uns Argentinos que estavam seguindo para Cuzco. Inicialmente pensamos em ir juntos mas não poderíamos pular Puno. 

Fomos até a Migración e depois até a Aduana. 

Na Migración foi complicado preencher o formulário... exceto a Elda, tivemos que preencher novamente. Feito isso, pegamos o “permisso” e fomos para a Aduana. 

Entramos um de cada vez e todos fomos muito bem tratados. Sem novidades.

Trocamos alguns dólares e bolivianos em barraquinhas no meio da rua mesmo e seguimos com dinheiro picado para a Policia de Trânsito.
De cara nos foi cobrado o SOAT e joguei a história que na Embaixada do Peru nos informaram que na Fronteira ou em Cuzco poderíamos comprar. O policial disse que ali não se vendia e que por ele não seria necessário, mas que era uma segurança para nós e que não ter o SOAT era uma infração que poderia ser esquecida com um “agrado”.
Cada um deu 20 Soles totalizando 60 (R$23,00) e fomos embora com a promessa de comprar o SOAT em Puno. 

Fomos margeando o Lago Titicaca até Puno e curiosamente deste lado do Peru, o cheiro de maresia é muito mais forte... parece que estamos diante do mar, como se já não bastasse o tamanho deste lago. 

Amanhã faremos um passeio até as ilhas flutuantes dos Uros entre outros.

fotos relacionadas
vídeos do roteiro