ÓPERA DO ARAME

Cidade: Curitiba/PR | Categoria: Passeios
Postado em: 14/07/2016
Diário de Motocicleta

Com estrutura tubular e teto transparente, a Ópera do Arame é um dos símbolos emblemáticos da cidade de Curitiba.

Foi inaugurada em 1992 e desde então acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, com capacidade para 1.800 pessoas na platéia e 600 expectadores nos seus 46 camarotes.

A edificação em três níveis e parecida com um disco voador, tem estrutura semelhante à Opera de Paris e está cercada por um lago, com acesso por uma passarela também armada.

Entre vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras e ocupa uma área de 4.000 m² - juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos desde 1989.

Pode abrigar ao ar livre, 10 mil pessoas sentadas ou 50 mil em pé.

O local foi palco do concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira nas comemorações dos 300 ando da cidade, mas outros notáveis com Roberto Carlos, Chico Buarque e Tom Jobim já se apresentaram ali.

Particularmente eu achei o local um tanto quanto desleixado, com uma má conservação, da cor esverdeada do lago, a falta de pintura e inúmeros pontos de ferrugem da estrutura, mas de toda foram vale a visita.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 22 horas.
Localização: Rua João Gava, s/nº. Bairro: Abranches.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto