SÉRIE DE CURSOS DE PILOTAGEM - PARTE 1 - DEFENSIVA COM AMARAL INSTRUTOR

Revisado em: 03/03/2018 | Categoria: Fica a Dica
Diário de Motocicleta

Nos últimos meses tem aumentado o número de e-mails nos solicitando sugestões sobre Cursos de Pilotagem, o que tem me forçado a dever resposta satisfatória, pelo simples fato que, ao longo da minha curta carreira de motociclista (CNH de 2007), nunca participei de curso algum.

Esses pedidos me instigaram a pesquisar os melhores cursos do mercado, e como muitos dos professores são meus amigos e motociclistas renomados, resolvi começar uma série de treinamentos e assim, poder ajudar os amigos que buscam aperfeiçoamento sobre duas rodas.

Dentre vários cursos existentes, tanto os direcionados ao On Road como Off Road, entrei em contato direto com o meu amigo Amaral Instrutor da Carlos Amaral & Zuliani Motorcycle Training.

Ele é patrocinado da Porto Seguro, que oferece aos seus segurados um combinado de palestra e curso de Pilotagem Defensiva, onde é necessário ter o nome sorteado para participar. Mas se não quiser esperar a sorte bater à sua porta, o Amaral oferece seu curso em turmas particulares e reduzidas.


O Instrutor

Dono de uma simpatia ímpar e um astral contagiante, o Amaral carrega vasta experiência, e compartilha através de vários artigos publicados, inclusive um Guia de Pilotagem Segura produzido pela Porto Seguro, sobre técnicas de pilotagem defensiva e comportamentais.



Como se não bastasse, o piloto de testes Amaral ainda é Instrutor de Trânsito formado pelo Detran, com matérias de Engenharia de Trânsito, Primeiros Socorros e Legislação do Trânsito.


O Conteúdo

A palestra oferecida no auditório da Porto Seguro em São Paulo (o curso é itinerante pelo Brasil) tem uma duração de aproximadamente 3h, com intervalo para coffe break, mas que de tão descontraída e instrutiva, poderia facilmente se estender o dia todo que ninguém ficaria entediado.

São abordados assuntos relevantes quanto atenção que devemos ter no trânsito e as tomadas de decisão, além disso, vários aspectos sobre curvas e frenagens que são destaques no curso prático.

O treinamento acontece no estacionamento do Wall Mart em Santo André/SP e tem duração de média de 4h.
Na turma que participei haviam cerca de 20 motos, coisa que não acontece nas turmas “pagas” – sem o oferecimento da Porto Seguro.

Por conta do número alto de participantes, o foco do curso foi mais voltado às técnicas de contra esterço, gerando mais confiança na hora das curvas.

Uma coisa legal que aprendi, e um vício que perdi, foi o hábito de sempre controlar a velocidade em curvas acionando a embreagem, como forma de reduzir sem pisar no freio - usando assim o freio motor.

Acontece que a moto precisa de aceleração constante e definitivamente não é nada seguro tirar a mão do acelerador e depois entortar o cabo quando estiver deitando em curva.

Penso que este seja um vício adquirido nas quatro rodas, já que para frear, precisamos tirar o pé do acelerador.

Com as observações do Amaral, atentei ao fato e aprendi que posso tocar o freio traseiro e manter a aceleração constante. Isso oferece maior estabilidade para a moto e evita que ela perca o equilíbrio, e em resposta ao motociclista, arranque feito um cavalo bravo na retomada.

Simples assim… típico tapa na testa… por que não pensei nisso antes?

Pois é, ninguém nasce sabendo, e agora eu sei que as curvas ficaram mais fáceis com essa técnica, e deitar a moto em ângulo mais audaz tornou-se algo orgânico e instintivo.

Quanto ao tópico referente às frenagens, o curso particular do Amaral prevê várias situações, em especial a frenagem emergencial que deve ser feita com o freio dianteiro, mas sem anular a aceleração acionando a embreagem.
Porém, com uma turma grande não tivemos tempo de por em prática essas técnicas, apenas a frenagem preventiva que deve começar com o freio traseiro e depois o dianteiro, de forma constante, suave e progressiva.

Tanto para segurados sortudos com nomes sorteados pela Porto Seguro, quanto para motociclista que optam pela inscrição pelo site do Carlos Amaral & Zuliani Motorcycle Training, este curso de Pilotagem Defensiva é excelente para novos ou antigos pilotos e fornece uma forma diferente e mais segura de andar de moto, seja na estrada, seja nos centros urbanos. Ah! Se você tiver garupa, várias técnicas são focadas para duplas destemidas.

Informações sobre datas e custos dos futuros cursos podem ser consultados no site www.amaralinstrutor.com.br com nossa total recomendação.

Ao amigo Amaral e toda sua equipe, só tenho a agradecer a atenção e as preciosas dicas.
Aos participantes, a foto abaixo e o desejo de boas estradas sempre!

fotos relacionadas
vídeos do roteiro
veja também

Oferecimento
GIVI do BRASIL

Baixe Grátis
Taqueopariu - O outro lado das viagens de moto