DESTINO: CURITIBA/PR

53º dia de viagem
Cidade: Curitiba/PR | Categoria: Diário do Piloto
Revisado em: 30/08/2017
Diário de Motocicleta

Nosso dia amanheceu mais quente, com céu azul, embora a previsão não fosse essa... bem, a previsão sempre erra graças à Deus.

Partimos rumo a Curitiba/PR pegando a BR-290 eleita pela Revista 4 Rodas a melhor estrada federal do Brasil. Se compararmos com o que vimos, esse título de "melhor" só fatura por conta das concorrentes que são péssimas.

Sabe aquele truque de sair com um amigo feio pra você parecer bonito? Pois é... só assim para BR-290 receber esse título.

Primeiro que em seus cento e poucos km não existe um posto de combustível, e o que é pior, não existe retorno... acho que vi um no KM 52 , embora seja saída para uma cidade, pode ser que dê para dar a volta... não tentei.

Em DEZ/12 quando descia para o Ushuaia pela BR-101, em Osório acabei entrando na BR-290 por engano, e depois de 20 km cheguei no primeiro pedágio e parei no Posto de Informação. Ninguém, na melhor rodovia federal do país, sabia me dizer se havia retorno ou qual a distância até Porto Alegre, e somente depois de falar com um Policial Federal, e o mesmo por ser motociclista, me deixou cruzar a faixa amarela e voltar para o litoral.

Não vou me estender falando dos buracos, rachaduras e remendos ao longo da BR-290 que tiram o mérito desta Freeway... enfim, o bom é que com três faixas, entortei o cabo – com pneu novo – e rapidamente entrei na BR-101 que merecia este título de A Melhor, principalmetne no trecho até a divisa com Santa Catarina... impecável e deliciosa de se motocar.

Em terras Catarinenses a história mudou um pouco de contexto, o asfalto ficou ruim e trechos em obras com desvios na região de Araranguá retardaram a tocada.

Já em Laguna, a situação estava longe de se resolver. Com a construção da Ponte Laguna, a região era muito complicada, com asfalto ruim e trânsito vicinal de pista estreita.

Mas o tempo passou e agora (2017) a pista está uma maravilha, com uma exuberante ponte que consegue escoer todo o trânsito na região.


Passando esse trecho, a BR-101 flui tranquilamente até a divisa com o Paraná, onde não sei por que, as obras nas pontes nunca terminam... assim que abrem um lado, fecham o outro... e pelas minhas contas isso ocorre desde 2011.

Subimos a serra com um tempo bem diferente daquele que deixamos em POA... um céu fechado com nuvens cinzentas e temperaturas caindo até Curitiba, onde chegamos por volta das 17h30 e curtimos uma horinha do rush até o hotel no Centro da cidade.

Na sequência vamos conhecer a Arena da Baixada e alguns bons pontos turísticos.

Bora motocar!

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto