PALÁCIO CRUZ E SOUSA

Cidade: Florianópolis/SC | Categoria: Passeios
Postado em: 21/1/2013
Diário de Motocicleta

Conhecido como "Palácio Rosado", em virtude da cor utilizada na parte externa da casa, o Palácio Cruz e Sousa foi construído no século XVIII, por iniciativa do Brigadeiro José da Silva Paes - engenheiro militar, oficial brilhante do Real Corpo de Engenharia do exército luso, que queria transformá-lo em sede da Casa do Governo.

Localizado em frente à Praça XV de Novembro, o Palácio foi uma das primeiras construções realizadas para o poder púbico.

A gravura estampada na obra de La Pèrouse - o mais antigo documento iconográfico conhecido a respeito da Vila do Desterro (1785), hoje Florianópolis - refere-se à Casa como "a edificação que, com seus dois pavimentos, avulta sobre o casario térreo do Largo da Matriz."

Também foi o berço de Aderbal Ramos da Silva, que foi governador do Estado no período 1947 a 1951. Apesar de ter sido residência dos governadores no tempo da Colônia, dos presidentes da Província durante o Império, e dos chefes do Executivo Estadual, poucas são as referências às suas instalações e às modificações pelas quais passaram ao longo do tempo. Mas sabe-se que foi no Governo Hercílio Luz (1894-1898) que a Casa do Governo foi reformada, adquirindo o aspecto que hoje apresenta, totalmente diferente das características originais do prédio.

Em 1954, após a construção da nova residência dos Governadores na Agronômica, transformou-se em Palácio dos Despachos e, à época dos Governos Antonio Carlos Konder Reis e Esperidião Amin, passou por obras de restauração.

Atualmente abriga o Museu Histórico de Santa Catarina onde no andar inferior sempre há uma mostra itinerante, enquanto no andar superior uma mostra permanente apresenta os móveis de época usados na Casa, com grandes salões restaurados que garantem ótimas fotos.

A mostra itinerante é gratuita, já a visitação do piso superior custa R$2,00.

Funcionamento:
Antiga residência oficial do Governador do Estado, o Palácio Cruz e Sousa encontra-se no centro de Florianópolis, junto à Praça XV de Novembro e próximo à Catedral Metropolitana e funciona de Segunda a Domingo em horário comercial.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto