MONUMENTO NIEMEYER - 500 ANOS DO BRASIL

Cidade: São Vicente/SP | Categoria: Passeios
Postado em: 14/7/2012
Diário de Motocicleta

Para as comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, as festividades comemorativas dos cinco séculos de brasilidade se estenderam de Porto Seguro - BA à São Vicente - SP.

Se lá o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, aqui, na Baixada Santista, na região de São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão, consumou-se a posse e todo início da nacionalidade.
A vila de São Vicente foi legitimamente a primeira capital brasileira.

A região foi precursora de toda organização administrativa da nacionalidade. Por tudo isso, e muito mais, podemos afirmar que aqui nasceu o Brasil econômico! Aqui nasceu o Brasil político! Aqui nasceu a Pátria brasileira!
E se aqui nasceu o Brasil, é óbvio que aqui se iniciou a construção de um monumento comemorativo dos 500 anos de brasilidade em 2000.

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi escolhido para projetar o Memorial dos 500 anos do Descobrimento devido sua competência e fama internacional.

Sua construção consumiu cerca R$ 1,5 milhão, e foi inaugurado em 2002, com a presença de várias autoridades e do famoso arquiteto.

O monumento foi erigido a 76 metros do nível do mar no topo da Ilha Porchat (Alameda Paulo Gonçalves, s/nº), e se projeta a 17 metros a partir da encosta da ilha possibilitando assim apreciar a bela vista das praias de São Vicente e Santos.

A plataforma projetada por Niemeyer possui um design que chama atenção por sua beleza de linhas arrojadas e curvas em concreto, assinalando a única obra por ele projetada em todo o litoral paulista. A cobertura em forma de asa côncava pode abrigar cerca de 250 pessoas.

O mais interessante desta obra genial é que o vértice do mirante aponta uma linha imaginária diretamente para uma das principais obras de Niemeyer, o Congresso Nacional, em Brasília.

fotos relacionadas