44º DIA - SALTA POR BAIXO E POR CIMA

44º dia de viagem
Cidade: Salta/AR | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 12/9/2011
Diário de Motocicleta

Hoje perdemos nosso café da manhã.
A Elda estava naturalmente cansada depois das 8h de viagem nos mais de 600 km percorridos ontem... eu fui dormir por volta das 4h da manhã trabalhando nas fotos e relatos para os sites do Diário de Motocicleta e Salão Duas Rodas.

Levantamos, nos arrumamos e logo saímos em busca de museus e igrejas para visitar.

Salta é uma cidade que tem muito a oferecer em se tratando de história, cultura e artes, e de todas as cidades que visitamos esta ganha disparado na quantidade de gente nas ruas... é uma multidão!
Hoje parecia feriado tamanha a quantidade de pessoas nas praças e ruas do centro... sendo difícil até de andar pelas calçadas.

Fomos até o Museu de Arqueologia de Alta Montanha e estava fechado... só abre amanhã.
Ao lado fomos no Museu de História do Norte, fechado! e só abre terça-feira.
Passamos por esta mesma situação ano passado quando fomos para Salvador/Bahia e passamos por Ouro Preto... tudo fecha de segunda-feira.

Nossa próxima opção era a Basílica Catedral (todos esses pontos ficam na mesma Praça 9 de Julho) que só não estava aberta como lotada. Esta semana está acontecendo uma série de festividades para Virgem dos Milagres (que é patrona de Salta) e centenas de devotos e peregrinos estão vindo à cidade homenagear a santa.
Ontem a noite quando vínhamos para cá, passamos na estrada por um grupo caminhando no acostamento com um andor e hoje vimos eles chegando na praça central.
A fé do povo é realmente impressionante. Nota-se que são fiéis mesmo, jovens, adultos, velhos, homens, mulheres e crianças. Bonito de se ver.

A Basílica é um espetáculo a parte. Extensa e alta possui um altar de cair o queixo e afrescos pintados no teto.
Essa linda catedral tem uma fachada em estilo italiano clássico e apresenta rico interior barroco, com esculturas de Cristo e da Virgen del Milagro, do século XVI.
Começou a ser construída partir de 1858, depois que a antiga catedral foi destruída por um incêndio e terremotos.
Em 1947 foi declarada Monumento Histórico Nacional e a visita é quase que obrigatória para quem Salta.

Um hábito curioso em Salta. O comércio fecha às 13h e só reabre às 16h ou 17h.
Neste mesmo intervalo as ruas ficam vazias e seria uma ótima oportunidade para fazer turismo se tudo não estivesse fechado.
A partir das 17h o movimento volta e as ruas ficam lotadas até 1h da manhã mais ou menos.

Fugindo desse costume, aproveitamos e fomos rodar o Teleférico ( este não fecha para o almoço ) até o alto da colina (1.400 m de altitude) que oferece uma linda vista panorâmica da cidade.
Além do visual, no topo existe um incrível parque de águas com cascatas que garantem lindas fotos, e um café que serve de pequenas refeições, sucos e a deliciosa Stella Artois...ah! Tem também uma feira de artesanato e uma Mostra de Prataria Crioula que na verdade é uma loja de artefatos de prata.

O passeio custa 30 pesos por pessoa, mas o alto da colina pode ser atingido de carro ou moto por uma estrada de acesso sem custo algum... mas é muito mais gostoso ir de teleférico que são cabines fechadas e cabem até quatro pessoas... muito legal!

Amanhã ficaremos em Salta, alterando nossos planos... não podemos ir embora sem visitar tudo que estava fechado hoje.

fotos relacionadas
vídeos do roteiro