ECOLODGE TOMARAPI

Cidade: Tomarapi/BO | Categoria: Onde Dormir
Postado em: 18/12/2015
Diário de Motocicleta

No coração do Parque Sajama existe uma comunidade chamada Tomarapi que vive exclusivamente do turismo deste que é considerado o primeiro Parque Nacional da Bolívia.

Aos pés do Vulcão Sajama, que sobe a mais de 6.000m de altitude, encontramos o Ecolodge Tomarapi, um charmoso e simples hostel que recebe turistas do mundo inteiro, mas principalmente europeus.

Com quartos sempre diante de uma vista linda, o hostel oferece diárias no estilo pensão completa com café da manhã, almoço e janta, mesmo por que a cidade mais próxima, se é que podemos chamar de cidade, está a mais ou menos uns 60 km de distância.

O frio é forte o ano todo, principalmente a noite, quando as temperaturas descem a níveis negativos, isso por que o hostel está a 4.200m de altitude. Mas não se preocupe, os quartos possuem aquecedores e várias camadas de cobertores bem grossos.
Opte por quartos pequenos que ficam quentes mais rápidos.

Por conta da altitude é bom se mover bem tranquilamente, sem esforços, pois a falta de ar é quase certa, e sintomas de mal de altitude podem facilmente te derrubar.


As refeições são saborosas e generosas e você agenda quando quer comer. Tudo é preparado na hora e servido no restaurante.

O hostel não tem TV, wi-fi e o celular não tem sinal... mas isso não é problema, por que o lugar pede uma imersão, um desligar do mundo real.
O único problema é que não existe cilindros de oxigênio, comum em hotéis de alta altitude... quando passei mal, me atenderam com muita atenção, mas com chás medicinais que, não sei se por placebo ou não, me aliviaram a falta de ar e as dores de cabeça.

Ao lado do hostel existe uma igrejinha de 1.600 feita de adobe, linda e charmosa que garante muitas fotos lindas, além de tours que podem ser contratados na recepção.

Seguindo pela Ruta 4 a partir de Patacamaya em direção à fronteira com o Chile, cerca de 150 km depois você encontrará a primeira entrada para o Parque Sajama... essa é a melhor opção, pois são 20 km de cascalho, bem mais fáceis que a segunda entrada que se estende por mais de 30 km de areia.

A diária com pensão completa saiu por US$ 70,00 casal... o lugar é incrível, aproveite as lindas fotos que você poderá fazer!

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto